Torneio da Amizade - Alto Liberdade - Marilândia - ES

História

No mês de maio de 1978, em Alto Liberdade, interior de Marilândia, a família Magnago realizava vários jogos. E foi através destes que um integrante dessa família, Dório Magnago, queria algo mais, por exemplo fazer um torneio, mas não imaginava que se tornaria um torneio tão importante como é hoje. O objetivo era reunir outras famílias que residiam na comunidade. Foi aí então que Dório convidou seu amigo Pedro Bona para juntos organizarem o 1º torneio.
Queriam organizar o torneio antes do mês de setembro, assim, durante um treino do time de Liberdade e nos leilões que havia na comunidade à noite, Dório e Pedro foram passando essa idéia para seus companheiros Jair Smarzaro, Diogo Magnago e Darci Tozato Bertolde, este entraria como árbitro. A partir disso, esse grupo se reunia  com frequência a fim de organizar o evento. Chegou o mês de agosto, resolveram aproveitar o feriado de 7 de setembro para fazer o torneio, pois essa data facilitaria  a vinda dos familiares.
Segundo Dório e Pedro, havia um receio de que ocorresse alguma rivalidade, mas reuniram-se várias vezes para estabelecer critérios e o principal é que seria um encontro de famílias amigas, seria um dia de alegria, de reencontros. E assim realizou-se o 1º Torneio . Dias depois ao passar para o caderno sobre o Torneio, Dório o idealizador espontâneamente intitulou como o nome Torneio da Amizade. Concretizado  após  a elaboração do 1º regulamento de 1982.

Imagem: Anotações do 1º Torneio da Amizade. Fonte: Caderno do Dório E. Magnago

Tudo ocorreu como fora planejado. Assim foram realizados os dois primeiros torneios.
No entanto, em 1979, na final do 2º Torneio  de 1979, aconteceram alguns problemas durante a partida , o que desanimou os organizadores, enfraquecendo a sua realização. Por isso, em 1980, não o realizaram. Em 1981, Dório e  Pedro, resolveram tentar novamente, mas já começaram a pensar que precisariam de ajuda. Criaram uma diretoria para dividir as responsabilidades, fato que se concretizou para o torneio de 1983. De acordo com os documentos do idealizador Dório Magnago, essa eleição ocorreu no dia 26 de agosto, sendo eleitos os cinco mais votados para a 1ª diretoria. São eles:


Dório Magnago: 34 votos
Pedro Bona: 26 votos
Diogo Magnago: 25 votos
Divaldo Lorencini: 18 votos
Ademir Lorencini: 17 votos

Suplentes:
Deoclécio Magnago: 10 votos
Arcis Drago: 10  votos

Com essa equipe, alguns problemas foram solucionados e com o crescimento da importância do torneio, viu-se a necessidade de aumentar o número de pessoas da Diretoria, passando de 7 para 11 membros. Atualmente, esse grupo é composto por 13 pessoas, responsáveis pela realização dessa festa que se tornou uma tradição não só para a comunidade, mas para todo o município.


O TORNEIO

No mês de maio de 1978, em Alto Liberdade, interior de Marilândia, a família Magnago realizava vários jogos. E foi através destes que um integrante dessa família, Dório Magnago, queria algo mais, por exemplo fazer um torneio..

SAIBA MAIS

PARCEIROS

© COPYRIGHT 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRODUZIDO PELA WEBINDEX